Democracia, Brasil, Afins.

Posted by ;nick On quinta-feira, 29 de julho de 2010 3 comentários

Ano de eleições, waw, mágico não? Talvez um saco, um saco necessário, e ainda que nem chegamos no Horário Eleitoral Obrigatório, ou nos malditos carros com auto falantes para infernizar sua rua. Pelo menos, iremos ganhar canetas, réguas, panfletos para rabiscar etc.


Esse é o ponto de vista de muita gente, iremos votar porque somos obrigados, mais corruptos entrarão, e vai ser tudo igual de novo e de novo.

Eu discordo, em partes, acho que o voto não deveria ser obrigatório, mas de certo modo temos vantagens nisso, muitas pessoas não iriam acordar cedo num final de semana para votar, a maioria é assim, mas isso também nos trás vantagens, como? O fato da população inteira ter que votar, além do claro sentido da democracia (mesmo sendo aqui encarada como DEVER de votar, e não só DIREITO), ainda evita que tenha manipulações em alguns estados mais rurais, quer dizer, pouco menos, muitas regiões re-elegem políticos sujos e marcados, entre os motivos poderíamos destacar a influência dos mesmo com essas regiões, isso é, a legislação falha em ser útil.

Eu também sou contra o votar nulo ou o votar em branco, excetuando uma situação.
"Por algum motivo, eu não conheço ninguém, não sei qual candidato irá me apresentar uma política mais favorável, então prefiro votar nulo/branco ao invés de ajudar a eleger alguém".

Eu concordo com esse tipo, mas discordo dos pseudos-revolucionários que querem organizar um 50% nulo e estão nem aí mesmo para a democracia.

A democracia é o único jeito que você tem de fazer a par seus interesses, eleger quem você acha que vai ser melhor para você e para a nação.Ai vem aquela velha frase
"Mas do que adianta eu votar em um candidato, relativamente bom, se a massa inteira é burra e vota em um animal, em um palhaço de circo e/ou analfabeto?"
Não adianta! justamente isso, mas votar nulo ou levar a eleição como brincadeira? Como se ajudasse. O caráter revolucionário atual não consiste em protestar de maneira notória, ou bater no peito e dizer que as coisas estão erradas e precisam de mudança. O caráter revolucionário, se é que dá para chamar de revolucionário é: Votar nulo, levar as eleições como se fossem uma mera brincadeira e o resultado não tivesse nenhuma influência direta/indireta na sua vida, agora e posteriormente.

Não consigo imaginar o tipo de animal que diz que vai votar em qualquer um como presidente e ainda fala que "Não vai mudar nada em minha vida mesmo".Porra, é o presidente, as políticas de investimento, o lado político adotado, as  medidas sociais planejadas, vão refletir agora e provavelmente muitas das medidas tomadas agora vão ter continuidade por governos futuros.

Por isso é importante você votar em alguém decente, por isso que você necessita agir de maneira coesa e ética quando falamos de política. Você não fica com mais ou menos direitos do que alguém que votou em um "corrupto" que deixou de cumprir seu traçado político prometido, pelo contrário, você é mais um prejudicado, que ao invés desse, nem fez uso do seu privilégio da democracia.


Sim, muitos políticos corruptos, sim, óbvio, mas eai? Se para protestar contra a legislação que deixa impune ou falha em ser justa perante os políticos, o que você faz é simplesmente "Votar nulo", meus parabéns, vai conseguir atender todos seus interesses, na vida inteira provavelmente.

Vote em quem você achar melhor, seja em um analfabeto, Seja em um qualquer, mas vote direito, faça uso da sua democracia, porque ela é um dos únicos recursos que você pode usufruir de maneira justa.


Act as if what you do makes a difference. It does.
-William James


Façam uso de toda essa liberdade que vocês tem, eu francamente, amo a democracia, de verdade, mesmo tendo todos seus problemas, eu sinceramente não iria aguentar uma Ditadura Militar, um Socialismo e provavelmente, vocês todos também não.

É outra realidade para mim, mas já imaginou regimes fechados e repressores como China, Coréia do Norte e a antiga Cuba(Não que não esteja fechado atualmente, mas podemos ver mais aberturas, principalmente com o fim do embargo das nações americanas). o quão horrível deve ser?

Para nós, pelo menos, ergh, para mim, melhor dizendo, tudo aquilo não passa de um de regimes atrasados, onde a população é reprimida e não tem muitos direitos e precário acesso a opiniões críticas e é submetida a alienação.
Mas e para eles? será que seria tão horrível assim? Muitas vezes em regimes imperialistas a boa camada da população ainda sim vê o próprio imperador como uma figura divina, uma figura onde a nação perderia o horizonte sem a mesma.

Prezem pelos seus interesses, pela liberdade de poder escolher alguém que vai roubarmenos atendê-los, independente de serem eleitos ou não, se não conseguimos atingir uma pequena massa, como poderíamos atingir parte do país?

"O problema do homem instruido não participar da política...é acabar sendo governado por seus inferiores"-?
Não sei de onde essa frase veio, segundo o vídeo que eu vi, é de Platão, mas não achei nenhuma frase do tipo em nenhum lugar, se alguém souber, agradecido se puderem me falar.

Lembrem-se também, que o Brasil vem melhorando desde o Plano Real, de 92, apesar de algumas quedas, ele está em constante melhora já tem uma década, dizer que Lula foi o responsável, talvez, em partes, mas não só ele.

Fichas (Não é tudo, e talvez nem seja as coisas mais importantes que aconteceram, mas vou escrever só o que eu lembro de cabeça aqui):

#Vargas - Quebra Definitva "Café-Com-Leite", Voto Feminino, Petrobrás, CLT, aumento salário mínimo, indústrias e queda do desemprego em um cenário de grande depressão econômica (Vou esquecer o Estado Novo).

#Sarney- Voto Analfabeto blablablabla não gosto desse cara.

#Itamar/FHC - Plano Real, queda da hiperinflação, privatizações, queda nos preços "gerais" e assentamentos MST.

#Lula Fim da dívida externa com o FMI (Ainda temos dívida com o Banco Mundial), Demarcação indígena, transposição Rio São Francisco e a implementação de programas falhos e sem fiscalização alguma, como Bolsa Família etc.





Espero ter sido claro no meu ponto de vista :D


Yours,
nck

3 comentários:

Tex14 disse...

Que profundo *-*
+ ainda não vou votar esse ano =P

Unknown disse...

avaitomanoseucu.
goossip girl
AHSHAUHSUAHSU
Garotaa do Blog !
* maais a do japa foi dahora !
AHSUAHS

Unknown disse...

Nick, achei super interessante esse post seu e li inteiro!

Infelizmente temos akeles ignorantes q votam por obrigação mesmo (como será futuramente a pessoa q comento acima)

Mas o q eu acho mais falho do q ser "obrigado a votar" e não dar a devida atenção e respeito ao voto (como vc disse, "como se fosse brincadeira") são os políticos q colocam para nos representar (ex. Dilma) :P

Criaram esse ano o chamado Ficha Limpa, espero q esse negocio funcione, pq atualmente me sinto com falta de opções para votar. A maioria q colocam como deputado/senador e etc já está com o nome sujo! E se tem algum com nome limpo...coitado...nunca vence :/

Postar um comentário